sábado, 18 de outubro de 2008

Armagnac



História
A origem das Aguardentes de Armagnac remonta à idade média. No século XV estas aguardentes mais não eram do que "remédio" de farmacêuticos para servir de antídoto contra as ipedemias. No século XVII passou então a ser utilizada como uma bebida.

Conheceu o seu apogeu no século XIX com uma produção de 100.000 hectolitros. No entanto em 1980 a Filoxera quase extinguiu as vinhas da região que demorou algum tempo a recuperar. O decreto-lei de Maio de 1909 veio desde então delimitar as zonas assim como as castas.

Definição

1) O Armagnac é uma bebida espirituosa destilado exclusivamente do Gers Department of France. Existem três distritos do Armagnac:

- Bas Armagnac (produz os melhores Armagnacs)
- Tenareze
- Haut Armagnac

2) Uvas seleccionadas / castas autorizadas, apenas onze e de uvas brancas
-L'Ugni Blanc
-Le Bacco 22 A
-Le Colombard
-Le Jurançon
-Le Plant de Grece
-La Folle Blanche et Jaune
-Le Meslier
-La Clairette
-La Blanguette
-Le Mauzac

Produção

A produção é similar à do Cognac, mas tem apenas uma destilação (Continuos still) num alambique conhecido por «Armagnaçais». O espírito obtido desta primeira destilação tem pouca cor e não excede os 63°.
Actualmente já existem alguns produtores a usar o processo do cognac, 2 destilações, isto a partir de 1972.
A destilação faz-se desde o início das vindimas até ao dia 30 de Abril do ano seguinte.

Categorias

1) Bas Armagnac: o de melhor qualidade e com um ligeiro sabor a ameixa.
2) Tenarêze: sabor a violeta.
3) Haut Armagnac: é de todos o que requer mais tempo para envelhecer e de qualidade inferior.
Algumas das diferenças entre o Armagnac e Cognac são as seguintes: os cascos de envelhecimento do Armagnac são feitos de madeira de carvalho escuro de Gascony são de carvalho castanho.
O Armagnac é mais leve do que o Cognac, ligeiramente mais seco, mais encorpado e envelhece mais rapidamente. A idade do Armagnac pode variar de quatro a vinte anos.